COMO OBTER UM BOM APRENDIZADO DE FORMA ON LINE?

COMO OBTER UM BOM APRENDIZADO DE FORMA ON LINE?

Entenda como escolher o método de capacitação, quando se tratar de ensino a distância, analisando os prós e contras de cada forma de ensino.

Em tempos de isolamento social e mudança de cenário mundial, muitas pessoas buscam não deixar de se aperfeicoarem, por meio da capacitação e busca de novos conhecimentos ou até mesmo reciclagem dos já adquiridos. Mas a grande questão é: Como obter um bom aprendizado, de forma a reter o conhecimento e transformar em capacitação profissional e pessoal de fato?

Muitas instituições tem migrado para o ensino a distância (EAD), utilizando-se de várias técnicas e formas de passarem informações e conhecimento. Vejo muitas plataformas criadas e formas de se executar uma aula on line. Seja por meio do computador ou aplicativo do celular. Muitos artigos e estudos a respeito do tempo adequado para uma aula on line, para se tornar eficaz, tem apresentado que vídeos longos não são efetivos para um bom aprendizado.

As aulas on line, diferentemente das presenciais, exigem mais atenção e esforço por parte daqueles que estão na posição de alunos, anotando, buscando informações adicionais como complemento, pois o instrutor possui um roteiro a seguir, por sua vez, focado no assunto não consegue estabelecer o contato com o aluno, que é proporcionado em uma sala de aula ou aula on line ao vivo. A falta de interação pode ser algo que comprometa o aprendizado de quem está assistindo às mesmas.

Em 1969 o educador estadunidense Edgar Dale afirmou por meio de um estudo no qual cunhou o termo "cone of learning" que, depois de duas semanas estudando um determinado tópico, o cérebro humano seria capaz de se lembrar de 10% do que leu; 20% do que ouviu; 30% do que viu; 50% do que viu e ouviu; 70% do que disse em uma conversa/debate; e 90% do que vivenciou a partir de sua prática. (fonte wikipédia)

Imagem


A pirâmide de aprendizagem, ou também conhecida como pirâmide de William Glasser, demonstra o percentual de aprendizagem em relação ao método aplicado, isso nos faz refletir acerca do método de ensino que estamos buscando.

Então, para quem quer se aperfeiçoar por meio de uma aula on line gravada, onde não é possível tirar dúvidas, interagir com o instrutor, compartilhar experiências com os colegas, é necessário se planejar antes de realizar os mesmos, analisando o conteúdo a ser passado, fazendo presquisa prévia sobre o tema para levantamento de potenciais dúvidas, canais para solucionar dúvidas, materiais complementares, etc. Sendo assim, cada pessoa precisa analisar a capacitação esperada, entendendo as limitações, prós e contras, fazendo a escolha do melhor método, para que possa absorver o conteúdo e não desperdiçar o seu investimento.

As aulas on line com transmissão ao vivo, tem se mostrado mais eficientes, pois permitem que os alunos mesmo não estando presencialmente nas salas, façam perguntas, compartilhem experiências com outros alunos, faça pergunta ao professor, no momento da aula, o que é de extrema importância para reter o conhecimento.

Autor: Wagner Lima