Expandindo cada vez mais as fronteiras do Lean

Expandindo cada vez mais as fronteiras do Lean

O que é? Onde surgiu? Onde Aplicar?

Expandindo cada vez mais as fronteiras do Lean

 

A cada dia, empresas e organizações de novos setores da economia estão iniciando a transformação Lean no Brasil. As dinâmicas, as necessidades e os problemas específicos variam e, portanto, algumas técnicas e ferramentas precisam ser redefinidas ou mesmo criadas, ainda que os conceitos essenciais sejam os mesmos.

Vejamos alguns exemplos, em sua grande maioria ainda em estágios embrionários.

Start Ups

Surgiu um novo enfoque para o empreendedorismo e a criação de novas empresas baseados nos conceitos Lean ("Lean startup"), mais focalizado nas necessidades reais dos clientes, mais interativo e mais rápido do que o modelo convencional.

Isso transforma o "start up" ou a criação de novas empresas em rápidos experimentos que, com grande velocidade, informam e apontam aos fundadores/criadores de novas empresas se o empreendimento está no caminho correto de transformar-se em um negócio viável. A velocidade prevalece sobre as definições de custos.

Técnicas e conceitos, como ir ao gemba dos clientes e verificar in loco o que está acontecendo, estão substituindo as práticas mais tradicionais de mensuração e números frios e frequentemente pouco relevantes.

Embora inicialmente o foco tenha sido em empresas de alta tecnologia, cada vez mais se aplica a todo o tipo de novo negócio em que é alta a incerteza sobre o que os clientes esperam. Com isso, é possível que diminua a elevada taxa de mortalidade que existe na criação de novas empresas. Veja mais detalhes em www.leanstartups.com.

TI

Há um grande interesse e uma grande necessidade na área de TI, tanto encarada como um setor em si, com as empresas independentes produtoras de softwares e soluções, como também considerando as áreas ou funções de TI dentro das empresas. Há uma percepção cada vez mais generalizada de que a área consome muitos recursos e traz pouco retorno.

O movimento de "Lean TI / Agile" tem procurado entender melhor o que é valor para os clientes dado que, na maioria das vezes, o que TI entrega é muito pouco usado ou não é a real necessidade dos clientes. Algumas técnicas estão sendo utilizadas com a entrega de pequenos lotes mais frequentes, de modo a permitir um feedback mais rápido dos clientes, assim como tem se empreendido um maior esforço nas fases iniciais do projeto para entender as reais necessidades dos clientes.

Empresas produtoras de software têm reconhecido a sua incapacidade em atender os clientes na hora prometida e entregar aquilo que eles realmente querem. Os elevados custos e os longos lead times, sem contar os atrasos sistemáticos, têm sido cada vez mais criticados em projetos de TI.

Os departamentos ou funções de TI dentro das empresas deveriam estar, em tese, muito melhor preparados e em condições de alinhar-se mais intensamente ao negócio. Mas nem sempre é o que acontece. Frequentemente parece haver uma luta do resto da empresa contra TI. Veja a primeira parte do artigo "A abordagem Lean na integração da TI com o negócio", de Steve Bell.

Saúde. Na gestão hospitalar, há alguns anos começaram a surgir algumas iniciativas pontuais no país, com os primeiros exemplos de hospitais dando os passos iniciais e já conseguindo resultados auspiciosos. Os erros frequentes, a frustração dos pacientes, os custos elevados são alguns dos problemas que vêm sendo atacados pelos hospitais que já iniciaram a transformação Lean.

Os esforços iniciais têm trazido como resultados o aumento da produtividade e da capacidade (ex.: centros cirúrgicos, pronto atendimentos, gestão de leitos), melhor utilização de equipamentos, diminuição dos erros e maior segurança e satisfação dos pacientes, aumento da moral dos colaboradores, entre outros.

Entretanto, não temos ainda nem uma dúzia de hospitais com um esforço sistemático de disseminação Lean. Esperamos que esse interesse cresça na medida em que essas experiências iniciais se consolidem e se expandam.

Ainda na saúde, além de hospitais e clínicas médicas, alguns laboratórios vêm reduzindo os prazos de entrega dos resultados de exames e os erros e imprecisões com a aplicações de algumas técnicas e conceitos Lean. Esperamos que o recém-lançamento em Português do livro "Uma transformação na Saúde", de John Touissant e Roger Gerald, possa ajudar a acelerar esse movimento na área da saúde no Brasil.

Setor financeiro

Alguns bancos pioneiros já iniciaram a implementação Lean ("Lean Banking"), mesmo considerando que, até recentemente, eles estavam imunes à necessidade de esforços significativos de melhoria da eficiência, devido à própria natureza do negócio, garantido anteriormente por altas taxas de inflação e, em seguida, pelas elevadas taxas de juros e elevados spreads. A maioria dos bancos tem conseguido excelentes resultados, mesmo sem se preocupar muito com a eficiência operacional e seus elevados custos administrativos. Mas as tendências de redução das taxas de juros e do spread podem intensificar o interesse e acelerar essa transformação, assim como já ocorre há anos em outros países.

Em algumas empresas de seguros, a disseminação Lean tem não apenas reduzido custos e melhorado a rentabilidade como também tem facilitado a vida dos clientes, reduzindo a complexidade dos processos de atendimento.

Médias e pequenas empresas

Embora muitas vezes carentes dos métodos básicos de gestão, é crescente o número de empresas médias e até mesmo pequenas iniciando a transformação Lean. Frequentemente estimuladas por seus clientes, mas por vezes também por iniciativa própria. Por requerer baixos investimentos, as oportunidades são enormes. Mas por outro lado, mudar a cabeça de muitos desses empresários não é tarefa fácil. Tanto empresas puxadas por clientes maiores querendo melhorar a sua cadeia de suprimentos, como algumas poucas empresas em setores tradicionais e bastante competitivos, como têxtil, calçados, móveis etc., estão percebendo as oportunidades com o Lean.

Em todos esses setores, que são algumas das novas fronteiras do Lean, os promissores resultados iniciais sugerem que essa dinâmica tenderá a se reforçar no futuro. Isso é um bom sinal. Essas empresas podem se beneficiar do aprendizado dos setores mais amadurecidos em Lean e acelerarem as suas curvas de aprendizado e, portanto, a velocidade de implementação.

Embora não haja mais nenhuma dúvida sobre a adoção do sistema Lean para as empresas mais avançadas e nos setores mais maduros em Lean, como o automotivo (montadoras e autopeças), que se tornou o modelo dominante de gestão das operações (manufatura e logística), preocupa-nos muito a lentidão e o pouco esforço para a disseminação além das áreas de operação. Os conceitos e técnicas têm tido dificuldades de sair das fábricas e espalhar-se pela empresa. São raríssimas as iniciativas de mudança nas áreas de vendas e marketing, compras, desenvolvimento de produtos.

Acreditamos que essa tendência de espalhar Lean pela empresa toda tende a crescer nos próximos anos, portanto o acompanhamento de uma empresa especializada é essencial para que o processo dê bons resultados ao seu negócio.