Gestão da documentação de qualidade dos processos

Gestão da documentação de qualidade dos processos

Você tem dificuldades com a documentação para garantir a qualidade em seus processos?

A gestão de documentos é um conjunto de tarefas e procedimentos orientados para obter maior eficácia e economia na exploração ou aproveitamento dos documentos. Traduzindo em palavras ainda mais simples, são medidas que se toma para tornar mais fácil o manuseio dos documentos para que na necessidade de uma informação contida no mesmo, seja fácil buscá-la e encontrá-la, e isso envolve sua elaboração, fluxo, uso, avaliação, arquivamento em sua fase corrente e intermediária. Entende-se por fase corrente quando um documento está em atividade, usado com frequência, como por exemplo, um fluxo ou procedimento, e intermediária é usado com pouca frequência, porém ele precisa ser administrado assim como os outros, por exemplo, o contrato social da organização.

O controle de documentos é um dos requisitos que precisam ser documentados. A ISO 9000 sugere que possíveis alterações de documentos sejam controladas.

No geral, a Gestão da Qualidade é composta de critérios que orientam uma gestão de documentos eficaz, tanto quando diz sobre controle de documentos onde seus conceitos são diretamente para a elaboração, verificação e validação, quanto sobre controle, onde traz a necessidade de 7 critérios:

 

Compilação (por projeto, cliente, produto, data)

Indexação (como buscar?)

Condições de acesso (quem pode ver? como?)

Arquivo (arquivo físico, software)

Armazenamento e manutenção (condições ambientais e seguras principalmente para registos em arquivo morto)

Tempos de retenção

Inutilização.

 

Para gestão de documentos da qualidade nós temos o curso de interpretação de requisitos ISO9001/IATF16949 e auditor ISO9001/IATF16949, além disso, também prestamos serviço de controle e gestão da documentação de sua empresa.